terça-feira, 1 de outubro de 2019

Celebrando...

Outubro é mês de dupla celebração: a do Dia de Município de Lagos e do aniversário da revista Nova Costa de Oiro.
E há uma coincidência entre estas duas datas, uma vez que foi por vontade do seu fundador, Hélio José, que a Nova Costa de Oiro foi apresentada no dia da nossa cidade. E será, pois, a 27 de Outubro que se assinala o 24º aniversário desta publicação. Razão mais do que suficiente para publicarmos na página 34 os nomes de todos, todos, os que colaboraram connosco. A eles, Obrigado! E, para na página 35, recordarmos um pouco do nosso passado...
Nesta edição centramo-nos em Lagos e na sua história. Não o poderíamos fazer de forma exaustiva, pois é impossível resumir-se 4.000 anos de vida em poucas páginas. Assim, propusemo-nos trilhar uma abordagem menos óbvia: fotografar a nossa cidade dos mesmos ângulos de registos fotográficos antigos. Para isso, eu e o Hugo Palma, de máquinas fotográficas na mão, caminhámos pela cidade, captando as imagens que agora publicamos.
Também testámos várias possibilidades para as capas desta edição. Acabámos por seleccionar uma, registada a partir da Rua da Barroca, comparada com outra, separando-as mais de 60 anos. E esta é a primeira capa a preto e branco por nós publicada.
Não teria sido possível a Nova Costa de Oiro sem os seus proprietários, generosos sonhadores: Hélio José, Figueiredo Luís e Carlos Conceição. Obrigado!
Contamos trazer, a partir da próxima edição, novos colaboradores e novas rubricas. Com a tranquilidade que vai rareando nos nossos dias agitados...
Nesta era do «digital», estudamos, igualmente, para 2020, uma outra abordagem que gostaríamos de vir a concretizar. E a «pista» para esse nosso projecto está na página 33 desta edição.
Assim celebramos e celebraremos!
Carlos Mesquita
(ler gratuitamente, descarregar em PDF ou imprimir clicando AQUI)

Sem comentários: